É muito importante estarmos sempre atentos às tendências do mercado para podermos guiar nosso negócio de acordo e conseguir usufruir dos benefícios e vantagens.

Com base em como foi o ano de 2022, é possível ter algumas previsões do que podemos esperar agora para 2023, confira:

• Empresas mais engajadas em causas: é possível notar que, a cada ano que passa, o consumidor quer cada vez mais optar por marcas que dialogam com seu cotidiano, sua realidade e seus ideais. É preciso que grandes empresas consigam ter essa conversa com seu consumidor para expandir seu nicho e fidelizar o público. Mas de forma concreta, pois apenas seguir algo por estar no auge pode gerar mais descredibilidade do que credibilidade.

• Se adaptar ao social search: o termo se refere a busca por produtos em redes sociais, o que se tornou ainda mais popular após a pandemia. É preciso inspirar seus consumidores a compartilharem as avaliações de seus produtos, criar parceria com influenciadores e claro, ter um catálogo digital de fácil acesso para os novos clientes que irão chegar por esses canais (TikTok, Youtube, Instagram, Facebook…).

• Segurança e uso correto de dados do consumidor: atualmente migramos toda a nossa vida para o mundo digital, porém muitas empresas ainda não se atentaram aos riscos de não ter estrutura para lidar com os dados privados de seus clientes. A segurança deve ser um fator crucial em 2023 e a Lei de Proteção de Dados (LGPD) deve ganhar ainda mais força.

Podemos ver como a tecnologia vem ganhando mais espaço no mundo dos negócios e é de suma importância caminhar junto a esse movimento para garantir o sucesso em seus empreendimentos.


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